terça-feira, 24 de dezembro de 2013


"Ἤτοι μὲν πρώτιστα Χάος γένετ'· αὐτὰρ ἔπειτα Γαῖ' εὐρύστερος, πάντων ἕδος ἀσφαλὲς αἰεὶ.
Pois bem, no princípio nasceu Caos; depois, Gaia de amplo seio, a eterna base de tudo."
Hesíodo, Teogonia, 116-7


    Naquele dia de inverno, a minha vida escrevia-se a lápis sem que eu percebesse... No perecimento contínuo das folhas que tombavam sobre o chão que pisava, supunha, talvez inconscientemente, que os dias que àquele se lhe seguiriam, continuassem a triste história de um rapaz que vivia ao sabor do vento e na constância do inesperado. E dançava o lápis, inesperadamente. Traçando as linhas ténues da terra e as sementes dos pilares que dali haviam de germinar.
     Naquele dia surgiste tu. E sob as vozes persuasivas das Náiades, as ninfas filhas de Oceano, caí no buraco das mentiras que sobre ti se teciam. Mas os ventos que, por ora, te afastavam de mim não tinham maior força que o destino, estando as sementes plantadas fadadas a germinar uma nova terra e uma nova vida.
     Daquele dia até ao dia de hoje contam-se meia década de capítulos perpetuados por tinta da China. Do livro da minha vida jamais sairão as palavras que juntos fizemos dançar ao som dos metamorfismos que se insurgiam. Tudo mudou... E as flores que o sol bordou na terra, a partir das sementes plantadas naquele vulgar dia de inverno de há cinco anos atrás, tornaram-se pilares da vida de nós dois. Sem elas, a continuação de uma história; com elas, a consagração de uma narrativa, um dia tornada uma lenda. E assim contámos à noite como se faz uma amizade com apenas cinco estrelas e cinco anos. E como se imortaliza a ligação entre duas almas que lutam por essa mesma perpetuação.
   Chorasse, durante séculos, o mundo inteiro e nem assim poderiam quantificar por lágrimas a importância que tens para mim.
   Obrigado por constituíres há cinco natais o melhor presente que podia ter,

Afonso Arribança

2 comentários:

Moonlight disse...

Toda a verdadeira Amizade é uma forma de Amor!!!!
Lindas e sentidas as tuas fabulosas palavras!
Feliz 2014 Afonso

qel disse...

um dia quero aprender a escrever com a tua subtileza, com toda essa capacidade de entrar assim, de mansinho, quase como que com pézinhos de lã, no coração das pessoas. admirei todas essas palavras, derreti-me com cada imagem que delas surgiam. um beijinho