quinta-feira, 24 de março de 2011


"Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida."
Provérbio chinês

Às vezes, na maioria delas, somos compelidos por forças desconhecidas a nos agarrarmos aos nossos pés e à areia que os abarca. Permanecemos imóveis face às ondas que nos tentam puxar para si. Deambulamos, cedemos por momentos perante a força da natureza, mas acabamos por voltar ao mesmo sítio, ou perto dele. Provavelmente, na maior parte dessas vezes, são ondas que nos querem levar a outros portos, por outros ventos, de modo a nos mostrar o mundo e a vida tal como eles são. Porque insistimos em abraçar a ténue imaginação do que é a vida lá fora e não nos deixamos levar pelas ondas do mar? A dependência, o medo e as correntes a que muitas vezes nos impõem sem que queiramos ou outras correntes a que nos deixamos prender (como os objectivos a que nos propomos), são o veneno que nos alimenta a inércia e a ignorância de conhecimento. A vida não se aprende nos livros, nem na faculdade, nem na cidade onde nos fixamos, nem nos discursos que ouvimos dos outros. A vida está na vontade dos nossos pés de se libertarem e vaguearem sem medo lá fora.

Afonso Costa

7 comentários:

Moonlight disse...

Afonso,

"A vida não se aprende nos livros, nem na faculdade, nem na cidade onde nos fixamos, nem nos discursos que ouvimos dos outros. A vida está na vontade dos nossos pés de se libertarem e vaguearem sem medo lá fora."
Mais palavras para quê...?

Bj cheio de luar

Mariana Neves disse...

a vida aprende-se viajando. criando-nos em cada pedaço novo que conhecemos.

Anónimo disse...

"A vida está na vontade dos nossos pés de se libertarem e vaguearem sem medo lá fora." Não podia estar mais de acordo. :)

Beijinhos

AF disse...

adoro mesmo muito.

Joana disse...

está tão bonito :)
olha, acho que naquele dia no comboio te cheguei a falar de que queria ir estudar para o estrangeiro, bem, entrei, olha só para onde vou durante os próximos 2 anos, le algumas coisas ai e diz me se isto não vai ser o que se chama mesmo de aprender a vida: http://www.muwci.net/

beijinho,
Joana

Anónimo disse...

Concordo, sem dúvida alguma.


A.D

catiag disse...

adorei a frase , é a mais pura verdade !

blog bonito *