sexta-feira, 14 de outubro de 2011


"Nostalgia é saudade do que vivi, melancolia é saudade do que não vivi."
Carlos Heitor Cony


    Sim, lá fora ainda está calor. Felizmente, porque, ao contrário de muita gente, eu dou-me muito bem com o calor. Será ilegítimo da minha parte afirmar que o calor está universalmente relacionado com a alegria, as boas energias, a boa disposição? É, pelo menos, efectivamente possível afirmar que... sem o sol e sem o calor, a vida não existiria. Contudo, porque a vida requer que haja um equilíbrio das forças que a sustentam, nem só de sol e calor vive o mundo lá fora. A mudança, representada nas estações do ano, é necessária.
    Assim, lá fora o calor passeia de mãos dadas com a brisa seca de final de Verão - o Outono não bateu à porta ainda. Não obstante, cá dentro o Inverno chegou, a chuva invadiu o meu mundo interior e tudo se transformou em caos. 'A mudança é necessária', diz a chuva. Dessincronizado do mundo lá fora, percorro corredores de dúvidas existenciais que me colocam de frente ao abismo da decisão. A terra cá dentro secou, de tal forma, que foi necessário chegar a chuva, mesmo antes de ela chegar lá fora, e assim, reclamar a adiada e prometida mudança de vida.

Afonso Costa

8 comentários:

Daniel C.da Silva disse...

É amanhã, é para o mês que vem, vai ser no ano novo... e depois as coisas continuam as mesmas. Facto é que, tal como as estações se sucedem, assim na vida ha ciclos que nao respeitam o nosso tempo... mas que vêem! Só é preciso duas coisas: acreditar ... e nao desitir :)

paula disse...

tudo o que é preciso é ter a ousadia...só isso!

Anónimo disse...

Afonso,
à um ano atrás comecei a seguir o teu espaço e hoje, por mero acaso da vida, descobri que vens à latada de Coimbra :O

Anónimo disse...

Tudo muda a todo instante!! É a dança do universo!! Aprendemos novos passos seguimos em frente ...
=]

Afonso Arribança disse...

Anónimo 1: Obrigado por me seguires. É sempre bom saber :) Em relação à latada, possivelmente vou, sim :)

Anónimo 2: Exactamente, mas por vezes não é fácil fazê-lo, de tão habituados que estamos aos passos que temos dado :)

Anónimo disse...

É bom que apareças na latada e que encontre um dos meus escritores preferidos :)

Daniela. disse...

(Meus/Minhas) Queridos/as amantes das letras com vida, é enquanto participante no concurso «Conte Connosco - Escrita» que nos peço cinco minutinhos de leitura e um clique em «VOTAR». Aproveito para pedir que tentem votar todos os dias e que divulguem a minha participação. Caso também sejam participantes, terei todo o gosto em ter acesso aos vossos trabalhos e deixar o meu voto.
O site é: http://www.conteconnosco.com/trabalho-detalhe.php?id=404 - é necessário iniciarem sessão com a vossa conta do facebook (canto superior direito) e depois basta clicarem em VOTAR e em GOSTO.
Agradeço a colaboração de todos, obrigado! Beijinhos. :)

Francisca. disse...

Mas não é isso que eu quero que aconteça. Que é que faço?!