domingo, 25 de janeiro de 2009

"É o conflito que rege o mundo"
Freud




Foto: Praça de Tian'anmen, 1989
Música: When you believe, David Archuletta


" - Já viste se vivesses como aquelas pessoas? - Porque é que eu haveria de viver como aquelas pessoas? - Apenas imagina que serias uma delas. - Seria horrível. - Seria tão horrível que desejarias ser alguém como tu neste preciso momento. O que sentirias agora se estivesses na situação de qualquer uma delas? - Acho que sentia vontade de fugir, de encontrar alguém que me abraçasse, que me tirasse dali, que me protegesse. Afinal deve ser sufocante viver em pânico dia e noite. A incerteza de se continuarás vivo por muito mais que 5 minutos ou por mais uns dias... - Mais que isso, pensa que um dia essas pessoas já viveram em paz, e algumas delas tiveram uma vida estável, e de um momento para o outro viram-se sem nada, sem paz, sem sossego, sem casa, sem amor, sem o que comer, sem nada... - Mesmo! De um momento para o outro podemos perder tudo. Parece ridículo pensarmos que podemos perder amanhã mesmo alguma das coisas que damos como garantidas, mas mais que possível, é uma probabilidade. - Agora pensa nesta tua vida. E pensa bem naquilo a que dás valor e naquilo que tomas como certo, como adquirido. Lembra-te que nada possuís, dá valor ao que tens no momento, porque amanhã poderás não o ter. Vive o dia de hoje, porque o de amanhã pode não existir. Não odeies, ama. Não dês valor a futilidades, dá valor à amizade e às pessoas que estão perto de ti. Amanhã poderás não ter nenhuma delas..."

(adaptado)

Sem comentários: